Sobre

Ricardo Goldenberg nasceu em Buenos Aires. Foi aluno da Universidad Federal de Buenos Aires (UBA). Graduado em Psicologia em 1977. De formação estruturalista precoce (foi aluno de Emilia Ferreiro e Rolando García), fez um percurso inusitado de Lacan a Freud e de volta a Lacan. Deitou em diferentes divãs desde sua adolescência, mas analistas propriamente dito encontrou três. Foi membro da Escuela Freudiana de BS AS entre 1979 e 1983, ano em que emigrou para o Brasil. Mora desde então em São Paulo, onde também recebe analisantes e colegas para supervisão.

Em 1993 expôs sua dissertação de mestrado na faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi um pequeno livro chamado Ensaio sobre a moral de Freud, (Salvador: 1995). Em 1999 defendeu sua tese de doutorado na PUC-SP, transformada em um livro denominado No Círculo Cínico, ou, Caro Lacan. por que negar a psicanálise aos canalhas (Rio: Relume-Dumará, 2002).

Um título mais recente é Política e Psicanálise, (Rio: Zahar, 2006). E outro mais recente ainda, Do amor louco e outros amores (São Paulo: Instituto Langage. 2013). Participou de mais de uma dúzia de coletâneas e atualmente escreve para diversas revistas especializadas, aqui e no exterior.

Veja o currículo lattes de Ricardo aqui.