psicologia-das-massas-freud-ricardo-goldenberg

LANÇAMENTO:

Os fenômenos de massa são o grande tema debatido neste livro, bem como a sua relação com tudo o que sentimos e pensamos quando os outros “não estão olhando”: a inveja doída daquele que sempre tem algo que nos falta e o ódio ao diferente.

Goldenberg, apoiado nas teses de Gustave Le Bon analisadas por Freud em Psicanálise das massas e análise do eu, estende suas reflexões para as relações típicas do homem contemporâneo. Para isso, utiliza o grande mediador dos discursos da atualidade: a cultura de massas. Em seu protesto veemente contra a onipresença do “politicamente correto”, o autor não poupa referências à música pop, à literatura, aos filmes, às séries de TV e até mesmo os comerciais. (do prefácio da Nina Saroldi)

Ricardo Goldenberg é psicanalista, doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Argentino, radicado no Brasil, é autor de No círculo cínico ou caro Lacan, por que negar a psicanálise aos canalhas, Política e psicanálise e Do amor louco e outros amores. Participou de mais várias coletâneas e atualmente escreve para diversas revistas especializadas, aqui e no exterior.

PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU: SOLIDÃO E MULTIDÃO

Um comentário sobre “PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU: SOLIDÃO E MULTIDÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s